Google
  • Entre agulhas...

Teve lugar no domingo, 26 de julho de 2015, Dia dos Avós, a inauguração da exposição "Entre Agulhas e Dedais", que se manteve até ao dia 8 de agosto.
    Deixamos algumas imagens.

• Memorias...

No âmbito da Festa do Gac 2015, tivemos a exposição "Memórias da Aldeia" nos dias 7 e 8 de agosto, no Museu da Farinha

• Visita do presidente...

No âmbito do programa “Presidência na Freguesias 2015”, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, acompanhado pelos executivos da Câmara e da União das Freguesias de São Domingos e Vale de Água e por técnicos da autarquia, honraram o Museu da Farinha com a sua visita, no dia 18 de Junho. A comitiva teve oportunidade de conhecer detalhadamente este espaço através de uma visita guiada. Num balanço da jornada, publicado no site da Câmara, Álvaro Beijinha sublinhou: “mais satisfeitos ainda ficamos quando vemos gente do nosso Município que também acredita na sua terra e investe na criação de riqueza e de postos de trabalho. Isso é absolutamente fundamental para o desenvolvimento e progresso do Município e daqueles que cá vivem"

• Dia dos moinhos...

No dia 12 de abril de 2015, Dia dos Moinhos Abertos, o Museu da Farinha teve o gosto de inaugurar a exposição fotográfica "Horizonte Atlântico - moinhos e atafonas dos Açores", da autoria de José Matias. Ao ato da inauguração compareceram muitos amigos, a quem agradecemos terem vindo. O autor fez um breve enquadramento de cada fotografia, e a exposição vai estar patente até ao dia 1 de maio de 2015, com o horário do Museu. Venha apreciar este património dos Açores, artisticamente documentado nas fotografias de José Matias.

• Outros
    Levar ler e devolver
  • Noite de fado

14 de Março - Noite de fado

No dia 14 de março de 2015, cantou-se o fado no Museu da Farinha. Esta noite musical traz ao Museu o Fado, num ambiente acolhedor.

• Ferias no museu

Férias no Museu

Férias no Museu: no dia 30 estreamos a nossa peça "A Casinha do Chocolate". A plateia adorou. Depois chegou a hora de lanchar, e toda a gente provou dos nossos bolos de iogurte, que preparamos da parte da manhã, acompanhados com com chá de camomila e de tília e leite com chocolate.

• Visita dos utentes...

Na tarde do dia 30 o Museu da Farinha recebeu a visita dos utentes do Centro de Dia de Vale de Água, que assistiram de seguida a uma peça de teatro encenada pelas crianças do programa "Férias no Museu", completada com lanche.

Visita dos utentes de Vale de Água

• Pascoa no museu

Vem passar as férias da Páscoa no Museu da Farinha. Vai ser divertido, como sempre!

Páscoa no museu
  • Caminhada de primavera

Caminhada da Primavera - 15 de Março de 2015

11058534_809152885789105_6034997608417806844_n

Um passeio pedestre saudável nos arredores desta linda aldeia. Venha participar em família!

• Maos na massa

Mãos na massa - 29 de Novembro de 2014

• Escolas no museu

Escolas no Museu

Foi com muito agrado e gosto que na passada sexta-feira dia 12 de dezembro recebemos os meninos das escolas E.B.de S.Domingos e Jardim de Infância e E.B.de Vale de Água e jardim de Infância. Apresentámos o Museu da Farinha e realizámos algumas atividades.

Escolas-eb-s-domingos-no-museu-v-web

Dança Sevilhana

Inauguração do Museu no dia 15 de Novembro

Festas de S. Domingos

O Museu da Farinha e as Casas da Moagem participaram pela primeira vez nas Festas de S. Domingos, nos dias 8 e 9 de agosto de 2014.

Vi(r)ver a rua

Vi(r)ver a Rua: por um dia, a Rua P. António Macedo, em Santiago do Cacém, transformou-se num museu vivo. No passado sábado, 26 de Julho, a rua animou-se, animou a cidade e recuperou memórias. O Museu da Farinha teve o prazer de participar.

Santiagro 2014

A primeira participação pública do Museu da Farinha e das Casas da Moagem. A Santiagro 2014 foi, segundo os organizadores, um sucesso a todos os níveis, e o Museu e as Casas tiveram a oportunidade de se dar a conhecer e suscitar o interesse de muitos visitantes.

• Bolo e nos de marinheiro

Bolo e Nós de Marinheiro

• Exposicao

Venha visitar a belíssima decoração natalícia do nosso espaço. Trabalhos laboriosamente executados por Dina Gamito. Não perca!

• Atividades

Do dia 28 ao dia 30 de dezembro, passámos uns bons momentos no Museu da Farinha. Aqui ficam algumas fotos...

• Bordar
    aprender a bordar

Uma iniciativa que visa juntar saberes de "miúdos e graúdos". No dia 23 de janeiro, das 14h00 às 17h30.

• Ferias Pascoa
  • Visita
  • Pascoa
  • Exposicao - 2

Convite para a inauguração da exposição fotográfica "Pão Caseiro, Pão Festivo", da autoria de Mouette Barboff, no dia 30 de abril de 2016 às 15h00, na galeria do Museu da Farinha. Ficará patente até ao dia 22 de maio. O horário de visita será das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00, de 3ª feira a domingo.

No dia da abertura da exposição fotográfica "Pão Caseiro, Pão Festivo" vai realizar-se uma Oficina de Pão, onde vamos poder fazer o pão caseiro como as nossas avós faziam. A inscrição para esta Oficina tem um valor de 3 €.

• Teatro

Fomos assitir à peça de teatro “O rapaz de bronze”, levado a cena pelas nossas amigas de Brescos, na escola Primária da aldeia.

Obrigado pelo convite e pela excelente tarde que nos proporcionaram!

• Portas abertas
    Semana acesso cultura 2016

No âmbito da Semana Acesso Cultura - Portas Abertas, vamos abrir o nosso centro de documentação, mostrando documentos relativos ao funcionamento da Fábrica de Moagem, e também à família Vilhena. É necessária a marcação e o horário será das 14h30 às 18h00, do dia 14 até ao dia 19 de junho.
    A Exposição "Tesouros de Casa" estará também aberta ao público, encerrando no dia 19 de junho.

acesso cultura
  • Tesouros
    tesouros de casa

Convidámos os familiares e amigos dos alunos das Escolas Básicas de S. Domingos e Vale de Água, assim como toda a comunidade, para a inauguração da Exposição "Tesouros de Casa", no dia 31 de maio pelas 10 horas.

• GAC

Gostaríamos muito que esta iniciativa fosse uma realidade. Para isso, precisamos da vossa participação. Apelamos aos pais e às crianças que estejam interessados, que façam a inscrição com a maior brevidade.

GAC S. Domingos
  • Outros

Na sequência da sementeira e da cava do milho, o Museu da Farinha e o GAC de S. Domingos organizaram a ceifa e a descamisada, que tiveram lugar no dia 5 de setembro. Publicamos algumas imagens respeitantes ao evento.

Sementeira e cava do milho
    Boas Festas
    Decoração de Natal do Museu da Farinha em 2015

As férias de Natal aproximam-se. Inscreve-te no Museu da Farinha para passares uns dias fabulosos, de 28 a 30 de dezembro.

• Mais...

Sr. Júlio José - 95 Anoss

O último moleiro, sr. Júlio José, com 95 anos, no dia da inauguração. Ao lado, o músico Vasco, dos Tem Avondo.

Museu da Farinha no “Portugal em Direto

Santiagro 2015
    convite 1 aniversario museu

Convidamos para a comemoração do 1º aniversário do Museu da Farinha, no dia 15 de Novembro de 2015.

Terá lugar a partir das 15h00, e será estreado o filme “O Ciclo do Milho”, realizado por Pedro Gonçalves e Filipe Lourenço a partir das nossas jornadas de trabalho que envolveram a sementeira, a cava, a ceifa e descamisada, a debulha e a moagem do milho.